3ª OFICINA ANTÍDOTOS PARA O INFERNO | CONFIANÇA





DATA: 17 e 24 janeiro 2026
LOCAL: Casa das Histórias Paula Rego
INSCRIÇÕES: envolvete@fdl.pt
Público-alvo: A partir dos 16 anos e sem limite de idade.
Horário: 14h – 17h
Máximo de 10 participantes por sessão.
GRATUITO
Mais informação sobre o contexto desta oficina: https://evacartonera.wordpress.com/antidotos-para-o-inferno/
Objetivo
Criação de antologia temática a partir de clássicos da literatura, lendas, fábulas, contos tradicionais e mitos, relacionando-os com as gravuras da série “Les Planches Courbes”, de Paula Rego.
A produção de exemplares segue os princípios de edição cartonera:
- Produção artesanal de exemplares: capas pintadas e cosidas manualmente, corpo do livro dactilografado – cada exemplar é único e irrepetível;
- Informalidade: agimos fora do circuito económico, em oposição à mercantilização da cultura, não temos fins lucrativos – circulamos abaixo do radar, na margem e nas periferias;
- Democracia: visamos fomentar o acesso ao livro, despertar para o poder da palavra, do jogo e da brincadeira – porque a cultura é para todos;
- Sustentabilidade: procuramos que os nossos livros sejam ecologica e economicamente sustentáveis – reciclamos cartão e ilustrações, as oficinas são gratuitas, cada um contribui com o seu trabalho, os livros são vendidos ao preço de custo e a retribuição aos autores e cartoneros efetua-se em géneros.
Atividades
Os participantes colaboram na seleção de textos, na ilustração e na organização do corpo do livro. Cada participante produz dois exemplares do livro, pintando e costurando as respetivas capas.
A oficina organiza-se em duas sessões de criação:
- 17 de janeiro:
- Seleção da obra gráfica e do texto que se relaciona com a mesma.
- Produção do livro harmónio individual.
- 24 de janeiro:
- Organização dos textos e ilustrações na antologia temática.
- Produção dos exemplares da antologia temática: ilustração das capas e encadernação com costura japonesa.
Participação
A participação em cada sessão é independente, mas há continuidade entre as duas.
O corpo dos livros, os cartões para as capas e todos os materiais para a produção, ilustração e costura são fornecidos gratuitamente pela EVA Cartonera, metade dos exemplares produzidos nas oficinas são para a pessoa que os produziu, outra metade são para a Editora.
As ilustrações, colagens, pinturas e desenhos de cada participante poderão ser disponibilizados ao público pela Eva Cartonera com uma licença Creative Commons CC-BY-NC-SA (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/), salvo se houver oposição pelo participante.
Dinamização
Helena Patrício (Coimbra, 1973) é bibliotecária em Lisboa e, nas horas vagas, “catadora” de palavras, frases e textos em livros, filmes, músicas, revistas e jornais. Estudou Direito, Ciências da Informação e Bibliotecas Digitais. Colabora regularmente com organizações culturais, dinamizando atividades que convidam à descoberta de novas ideias, experiências, sensações, vivências e sentimentos através da leitura. É investigadora no domínio do desenvolvimento de ontologias bibliográficas para a web semântica. Fundou um projeto de SpokenMusic, que combina o cancioneiro tradicional português com poesia, contos, lendas, fábulas e outras histórias.
Teresa Lança (Lisboa, 1971) é conservadora-restauradora em Lisboa e, no seu tempo livre, produz trabalhos em materiais diversos, como papel, tela e linha, sendo também uma leitora ávida, apaixonada pela música e pelas artes visuais. Estudou conservação e restauro, peritagem em arte, património e ciências da informação e documentação. Frequentemente faz ações de formação na área da salvaguarda do património cultural. É doutoranda e investigadora no domínio da gravura.
Dina Duque (Lisboa, 1966) é jurista; estudou música (guitarra clássica e improvisação musical), já cantou num coro, tocou ao vivo, fez workshops de desenho e teatro, desempenhou pequenos papéis no teatro e no cinema; de vez em quando, faz leituras encenadas e colabora em grupos de leitura; adora pintura; gosta de viajar, sobretudo para contactar com pessoas e conhecer outros modos de vida. Colabora frequentemente em movimentos associativos. Está a fazer um mestrado em estudos comparatistas e a participar na produção de um espetáculo.
Isabel Lança (Lisboa 1975) é professora do Básico 1º ciclo em Oeiras. Fez licenciatura em Artes decorativas Portuguesas. A sua formação em artes no liceu e formação inicial e o gosto por conhecer e praticar as várias técnicas e formas artísticas são uma realidade que está patente na forma como trabalha com os seus alunos. Os livros sempre fizeram parte da sua vida pessoal e profissional. São a base para iniciar ou desenvolver e comunicar com os alunos quer através dos textos quer através das ilustrações. Nos seus tempos livres dedica-se à leitura e criações artísticas.